Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2746
Título: Perfil clínico e epidemiológico de pacientes diagnosticados com hanseníase
Autor(es): Félix, Brunno Ferreira
Palavras-chave: Hanseníase
Epidemiologia
Saúde pública
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução lenta, que se manifesta, principalmente, por sinais e sintomas dermatoneurológicos e apresenta uma tendência crescente nos países em desenvolvimento, sendo considerada um problema de saúde pública no Brasil. O objetivo foi descrever o perfil clínico e epidemiológico de todos os pacientes na tentativa de contribuir para estabelecimento de estratégias para o controle da doença. Trata-se de um estudo epidemiológico observacional, retrospectivo, documental e descritivo, desenvolvido no Serviço de Referência de Hanseníase do município de Campina Grande – PB, no período de janeiro de 2009 a outubro de 2012. Os resultados foram descritos em média ± desvio padrão e em números absolutos e percentuais adotando como limite de confiança 95% (IC 95%). Foram registrados 92 casos de Hanseníase sendo a maioria mulheres e a maior incidência em 2011. As faixas etárias de maior frequência corresponderam a 50-59 anos e 60 a 69 anos para o total de pacientes. Na classificação operacional das lesões o principal tipo foi Multibacilar e as formas clínicas foram Dimorfa (43%) seguido da Tuberculóide (26%) e Virchoviana (17%). É importante ressaltar que 69% da amostra receberam alta por cura e a baciloscopia foi realizada em 53 pessoas (58%) e 18 (20%) delas apresentaram valores positivos, indicando risco de transmissão da doença. Os achados indicam que o diagnóstico ainda é tardio evidenciando a necessidade de intensificar o desenvolvimento das ações de controle da hanseníase no município, facilitando o acesso ao diagnóstico e ao tratamento.
Descrição: FÉLIX, B. F. Perfil clínico e epidemiológico de pacientes diagnosticados com hanseníase. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2746
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brunno Ferreira Félix.pdfBrunno Ferreira Félix464.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.