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dc.contributor.authorLindolfo, Iarityça da Silva-
dc.date.accessioned2022-08-08T20:12:26Z-
dc.date.available2022-08-08T20:12:26Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.otherCDD 361.25-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27468-
dc.descriptionLINDOLFO, I. da S. Fracasso escolar, autoconceito e projetos de vida: relatos de jovens rurais de escolas públicas do município de Mulungu – PB. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEmbora a instituição escolar esteja assentada na ideia de “transmitir tudo a todos”, a realidade mostra que nem todas as crianças conseguem de fato aprender, que algumas se mantém com baixos rendimentos, apresentando um histórico escolar marcado por sucessivas reprovações, e que outras tendem a abandonar os bancos escolares precocemente, isto é, sem concluir sua formação. Tal realidade contribuiu para forjar a expressão “fracasso escolar”, para designar uma gama de situações, tais como o baixo desempenho escolar, a distorção idade-série, a repetência, o abandono escolar, dentre outras. Partindo do exposto e se amparando nas reflexões de Maria Helena de Souza Patto, Regina Gualtieri, Rosário Lugli, Maria Nidelcoff, dentre outros, este trabalho busca analisar as implicações do fracasso escolar no autoconceito e nos projetos de vida de adolescentes e jovens rurais de escolas públicas, do Munícipio de Mulungu – PB, marcados em suas trajetórias escolares pela distorção idade-série, reprovação e/ou abandono. Em termos metodológicos, fez-se uso da pesquisa de campo e da história de vida. Foram estudados um total de dez sujeitos, na faixa etária dos 16 aos 29 anos, residentes no município de Mulungu-PB. Os dados apontam que o fracasso escolar tem se perpetuado entre gerações, contribuindo para redefinições nos projetos de vida, especificamente no que diz respeito a carreira profissional. Apontam, ainda, para a relação entre fracasso escolar e o autoconceito, que contribui para que os indivíduos tomem para si a responsabilidade pelo fracasso, o que acaba legitimando as condições precárias de vida e de trabalho, nos quais são inseridos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Marcelo Saturnino da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectAutoconceitopt_BR
dc.subjectProjetos de vidapt_BR
dc.titleFracasso escolar, autoconceito e projetos de vida: relatos de jovens rurais de escolas públicas do município de Mulungu – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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