Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27479
Título: A tecnologia como instrumento auxiliar no processo de formação docente nos programas PIBID e residência pedagógica
Autor(es): Oliveira, Danilo Vieira
Palavras-chave: Tecnologias
PIBID
Residência pedagógica
Formação docente inicial
Data do documento: 8-Ago-2022
Resumo: O presente trabalho pretende discutir acerca da utilização das tecnologias na formação docente, através de um relato de experiência, descrever como foi a utilização desses recursos de acordo com a realidade vivenciada nos programas PIBID e Residência Pedagógica. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de Rodrigues (2008), Rodrigues e Ota (2021), Marinho (2021), Santos (2022), entre outros teóricos que ajudam a compreender a importância das tecnologias no processo de formação de professores assim como a importância da experiência proporcionada pelos programas de iniciação docente. As reflexões mostram que tanto no ensino presencial quanto no remoto, ou híbrido, o uso de tecnologias na educação se faz essencial no processo de ensino-aprendizagem, bem como através dos Programas PIBID e Residência Pedagógica, o professor em formação inicial experiencia in loco o que é de fato ser um profissional na Educação Básica.
Descrição: OLIVEIRA, Danilo Vieira de. A tecnologia como instrumento auxiliar no processo de formação docente nos programas PIBID e residência pedagógica. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27479
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danilo Vieira de OliveiraPDF - Danilo Vieira de Oliveira729.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito68.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.