Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27483
Título: Análise Físico-Química Da Água De Amassamento Proveniente de Fonte Subterrânea para Confecção de Concreto Após Utilização do Filtro Cerâmico
Autor(es): Lacerda Filho, Automar Guédes de
Palavras-chave: Engenharia civil
Concreto
Água
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: A engenharia civil tem um encargo importante, referente à sustentabilidade, que fornecer alternativas sempre mais viáveis e atualizadas, quanto à gestão de materiais. Dentre esses materiais, destaca-se a água, na qual não tem uma boa distribuição e também fontes que não tem qualidade adequada para uso na construção civil. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a possibilidade de reutilizar água de rebaixamento de lençol freático como água de amassamento em corpos de prova de concreto após a utilização do filtro cerâmico como meio de purificação da água, como também comparar as características mecânicas do concreto e os parâmetros físicos e químicos da água. Foi realizado um estudo quanti-qualitativo por meio de ensaios laboratoriais para caracterização dos agregados, confecção de corpos de prova de concreto e análise física e química da água, com duas amostras, uma sendo água bruta e a outra água filtrada pelo filtro cerâmico. Ao analisar os resultados obtidos no ensaio de resistência à compressão, observou-se que a água filtrada apresentou melhor resultado representado por um aumento de 8,66% na resistência à compressão quando comparada com a de água bruta, sendo este valor igual a 29,581 ± 0,794 MPa. Na análise física da água foi possível constatar que as duas amostras atenderam aos critérios de pH, cor e sólidos dissolvidos totais, sendo evidenciado que o filtro reduziu significativamente a cor e os sólidos dissolvidos totais, tendo como redução de 73,01% e 98,78%. Na análise química da água foi verificada diminuição nos cinco dos seis parâmetros analisados, sendo alcalinidade total, cloreto, fosfato, nitrato, sulfato e zinco, tendo como reduções de 14,23%, 33,33%, 31,81%, 100%, 19,15% e 69,35%, respectivamente, frisando que as duas amostras atenderam aos limites estabelecidos em norma. Por fim, é possível considerar a diminuição de alguns elementos da água que influenciam negativamente na resistência e qualidade do concreto, que são o fosfato, o nitrato, o zinco, o cloreto, a alcalinidade e os sólidos dissolvidos totais, bem como também a melhoria do pH. Outro ponto relevante foi o aumento da resistência à compressão do concreto com utilização da água tratada em comparação com a água bruta.
Descrição: Lacerda Filho, Automar Guédes de. Análise físico-química da água de amassamento proveniente de fonte subterrânea para confecção de concreto após utilização do filtro cerâmico. 2022. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27483
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdf67.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Automar Guédes de Lacerda Filho.pdf791.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.