Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27496
Título: Avaliação da atividade antibacteriana e moduladora da Schinopsis Brasiliensis Engl frente a cepas de Klebsiella pneumoniae
Autor(es): Oliveira, Sabrinna de Almeida
Palavras-chave: Schinopsis brasieliensis Engl
Superbactéria
Medicamento fitoterápico
Data do documento: 25-Jul-2022
Resumo: Tendo em vista que a resistência das bactérias aos antimicrobianos de amplo espectro de ação, tornou-se um problema de saúde pública de proporção mundial, surgiu a necessidade de buscar formas alternativas para encontrar fármacos que consigam combater microrganismos multirresistentes. Neste contexto, as plantas medicinais se apresentam como promissoras fontes para essas novas alternativas, devido às suas propriedades antimicrobianas eficazes, que se dá pela presença de compostos fitoquímicos com atividades biológicas diversas. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é realizar a avaliação da atividade antimicrobiana e moduladora da Schinopsis brasiliensis Engl frente à cepas de Klebsiella pneumoniae. Realizou-se, então, uma pesquisa utilizando o método de diluição seriada em placa de 96 poços, a fim de analisar a possibilidade de associação do extrato vegetal com antibióticos utilizados na clínica, como uma nova alternativa terapêutica. Para tanto, foi necessário determinar a concentração inibitória mínima (CIM) do extrato hidroalcoólico da S brasiliensis (baraúna), bem como, determinar a CIM dos antibióticos utilizados, para por fim, determinar a concentração inibitória fracionada (CIF), indicando o tipo de associação dos extratos com o antibiótico. Após obtenção destes resultados, foi verificada a ação dos extratos e antibióticos sobre sete cepas de K. pneumoniae (1 cepa ATCC e 7 cepas clínicas resistentes), de maneira isolada e também realizou-se a associação do extrato com os antibióticos. Diante disso, verifica-se que tal associação apresentou, em sua maioria, ação sinérgica e esses resultados foram expressos por valores de CIF menores de 0,5mg/mL, apresentando resultados de até 0,0046mg/mL, sendo estes, resultados menores do que quando comparados ao extrato e antibióticos testados de maneira isolada. Portanto, isto impõe a constatação de que os estudos da atividade antimicrobiana e moduladora da Schinopsis brasiliensis frente à Klebsiella pneumoniae obtiveram resultados promissores, fornecendo dados suficientes para que as pesquisas nesta temática tenham continuidade, objetivando cada vez mais a tentativa de tornar possível a associação do extrato vegetal aos fármacos, proporcionando o surgimento de novas opções terapêuticas que aumentem a qualidade de vida.
Descrição: OLIVEIRA, Sabrinna de Almeida. Avaliação da atividade antibacteriana e moduladora da Schinopsis Brasiliensis Engl frente a cepas de Klebsiella pneumoniae. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27496
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sabrinna de Almeida Oliveira.pdfTCC - Sabrinna de Almeida Oliveira882.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito65.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.