Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27517
Título: Uso do Jogo Tangram: Ensino de Frações nos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(es): Lima, José Leandro de Assis Lima
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Tangram
Jogo matemático
Jogo lúdico
Data do documento: 1-Ago-2022
Resumo: Os jogos fazem parte do nosso cotidiano, existem jogos variados, seja jogos de competição, adivinhação entre vários outros. Neste trabalho, o interesse está para o jogo pedagógico, voltado ao ensino da Matemática. O ambiente de pesquisa foi a sala de aula, o instrumento é o jogo Tangram, e a investigação surge da problemática em relação à necessidade de compreensão dos aspectos cognitivos envolvidos na utilização deste instrumento na aprendizagem de formas geométricas e frações. O objetivo deste trabalho é tentar passar para os alunos uma diferente forma de aprender frações com uso de jogos pedagógicos. Pelo qual, o Tangram poderá ser utilizado em outros conteúdos matemáticos por ser um jogo lúdico que desperta a curiosidade, trabalha a concentração e a imaginação do aluno. Serão investigados os processos desencadeados na construção e resgate de conceitos e habilidades matemáticas a partir da intervenção pedagógica com jogos de regras. Os sujeitos da pesquisa foram uma turma do 9° ano dos anos finais do Ensino Fundamental, realizando atividades de intervenção pedagógica. Os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados mostraram o processo desencadeado na construção dos procedimentos e conceitos matemáticos, pelos sujeitos, em situações de jogo. Onde foi percebido que o jogo Tangram além de um jogo, também pode ser uma boa ferramenta didática no ensino de frações. Pois permitiu o aluno conhecer a proporção de cada peça do Tangram em relação a um inteiro.
Descrição: LIMA, J. L. A.. Uso do jogo Tangram: ensino de frações nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27517
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Leandro de Assis LimaTCC - José Leandro de Assis Lima1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepositoTermo de Depósito320.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.