Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27518
Título: Gestão de pessoas por competências no contexto da gestão pública municipal de Brejinho - PE
Autor(es): Sousa, Jacimone Delfino de
Palavras-chave: Administração pública
Gestão de pessoas
Desenvolvimento de competência
Setor público
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: O objetivo deste artigo é investigar a percepção dos assessores administrativos em relação aos conhecimentos mobilizados na atuação gerencial. O referencial teórico aborda a administração pública, a gestão de pessoas no setor público e a gestão de pessoas por competências, compreendendo o conjunto de órgãos que exercem atividades administrativas e as suas competências gerenciais. O presente trabalho trata-se de um estudo de campo, com um caráter descritivo, qualitativo. A amostra foi composta por 43 funcionários assessores administrativos correspondentes às secretarias de Administração, Ação Social, Obras e urbanismos, Finanças, Saúde, Educação e estiveram aptos a participar da pesquisa os funcionários que fazem parte do quadro de cargos comissionados, efetivos. Diante do objeto de estudo, a presente pesquisa teve como instrumento de coleta de dados um questionário adaptado de Marinho (2012) com análise de dados baseado em uma análise estatística documental. Composto por dois blocos de perguntas, o Bloco 01 se deu a partir do perfil sociodemográfico constituído por dados gerais dos participantes da pesquisa, já o Bloco 02 resultou na auto percepção da competência relativa a conhecimentos dos assessores administrativos do município de Brejinho – PE, identificando assim o grau de importância e de domínio dos mesmos pertinentes às práticas gerenciais. Os resultados da pesquisa permitiram ampliar a compreensão acerca dos conhecimentos dos assessores administrativos do município de Brejinho – PE, onde em situações demostradas nos resultados da pesquisa os assessores precisam desempenhar sua função baseadas em dispositivos legais por isso sua relevância para o desempenho no trabalho. Contudo os dados relativos a dimensão conhecimentos apresentados indicam que o saber teórico a respeito de normas e ordenamentos jurídicos representa um elemento importante para o desenvolvimento das práticas administrativas pelos ocupantes de funções públicas.
Descrição: SOUSA, J. D. Gestão de pessoas por competências no contexto da gestão pública municipal de Brejinho - PE. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27518
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jacimone Delfino de SousaTCC - Jacimone Delfino de Sousa622.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepositoTermo de Deposito81.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.