Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2752
Título: A linha tênue que separa a realidade da ficção: a liquidez do amor na contistica de Lya Luft e Lygia Fagundes Telles
Autor(es): Gracino, Rosângela Araújo
Palavras-chave: Literatura brasileira
Lya Luft
Ligia Fagundes Telles
Data do documento: 9-Dez-2013
Resumo: Esta monografia tem como objetivo central analisar, pela perspectiva comparatista, os contos “As Cerejas” e “Herbarium” de Lygia Fagundes Telles (2001), e “A Pedra da Bruxa” e “Bebês no Sótão”, de Lya Luft (2008), buscando identificar a representação do amor e suas fragilidades dentro do universo ficcional das narrativas. De caráter bibliográfico, este trabalho traz inicialmente algumas considerações sobre o amor, tomando como referência, principalmente, as discussões de ZygmuntBauman em Amor Líquido (2004) em que o sociólogo enfoca as fragilidades das relações humanas na contemporaneidade. Em seguida, apresentamos uma breve fortuna crítica de Telles e Luft, evidenciando características da ficção das autoras, sobretudo, concernentes às questões de gênero, assim como a representação do amor. Na análise, elegemos como categoria analítica a temática do amor, evidenciada nos contos em questão, ressaltando tanto as semelhanças quanto as diferenças de tal aspecto nas narrativas, como propõem os estudos da Literatura Comparada.
Descrição: GRACINO, R. A. A linha tênue que separa a realidade da ficção: a liquidez do amor na contistica de Lya Luft e Lygia Fagundes Telles. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Comparada)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2752
Aparece nas coleções:III - LC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosângela Araújo Gracino.pdfRosângela Araújo Gracino1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.