Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27527
Título: O papel político do budismo em Myanmar
Autor(es): Lima, Andressa Belino
Palavras-chave: Budismo
Myanmar
Religião e Relações Internacionais
Política
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: Este trabalho tem como objetivo explorar como a religião budista teve sua origem e itinerário no Myanmar. O budismo, em razão dos acontecimentos históricos, se entrelaçou ao Estado birmanês de tal forma que tornou símbolos, templos e atributos religiosos em características culturais dos birmaneses. A religião exerce influência sobre o povo birmanês, e, por sua vez, o Estado se utiliza de discursos e símbolos da religião para legitimar suas ações através do sentimento e do discurso nacionalista. O apontamento da temática “Religião e Relações Internacionais”, em um estudo de caso, tem a ver com a necessidade de uma resposta a numerosos acontecimentos sob os quais a religião tem influência direta ou indiretamente. O fenômeno da crença, como veremos, se impõe como uma força social e evidencia seu potencial para se engendrar no âmbito da Política Doméstica e Internacional e causar mudanças devido às suas ideias e instituições servirem de motivação aos indivíduos que acreditam. A partir dessa pesquisa mais abrangente, somada à exploração de elementos históricos e conceitos chave, esse artigo demonstra a atuação política que o budismo tem desempenhado em Myanmar.
Descrição: LIMA, A. B. O papel político do budismo em Myanmar. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27527
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andressa Belino LimaTCC - ANDRESSA BELINO LIMA.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de Depósito.pdf191.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.