Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27529
Título: Os BRICS e a sua relação com a Política Externa Brasileira nos Governos Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011)
Autor(es): Sá, Mara Abelha de
Palavras-chave: BRICS
Política Externa Brasileira
Multilateralismo
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: O presente trabalho busca investigar de que forma os governos Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011) se utilizaram dos BRICS como plataforma internacional, com o objetivo de analisar a capacidade de realização de metas políticas brasileiras através da atuação brasileira no contexto dos BRICS em órgãos multilaterais, sobretudo no G20 e Organização Mundial do Comércio, durante o governo Lula (2003-2011), utilizando-se como hipótese os BRICS terem sido utilizados pelo governo brasileiro como plataforma para consolidação de metas de interesse nacional. Dessa forma, a pesquisa é de natureza qualitativa, propondo uma revisão bibliográfica de diversos autores, com foco especial no conceito da “autonomia pela diversificação” de Tullo Vigevani e Gabriel Cepaluni (2007) ao explorar a ênfase no multilateralismo dos governos Lula (2003-2011), utilizando-se também para esta finalidade de dados de organizações internacionais, como Banco Mundial e OMC. Apesar da hipótese inicial, observou-se ao longo do trabalho que a capacidade dos BRICS como plataforma política durante o período estudado era reduzida: apesar das vitórias no âmbito de reformas de órgãos multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, o agrupamento possui grandes limitações devido a diferenças internas, sejam elas econômicas ou sociais, e problemas de convergência em alguns assuntos específicos, como evidenciado por seus posicionamentos na OMC.
Descrição: Sá, M. A. de. Os BRICS e a sua relação com a Política Externa Brasileira nos Governos Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011). 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27529
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mara Abelha de SáTCC - Mara Abelha de Sá1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito260.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.