Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27541
Título: Irã: o rompimento das relações com os EUA e a aproximação com a China
Autor(es): Loiola, Isabella Barbosa
Palavras-chave: Irã
Estados Unidos
China
Economia política internacional
Data do documento: 21-Jul-2022
Resumo: O Irã é um país localizado no Sudoeste Asiático, entre o Mar Caspio e o Golfo Pérsico, possui uma localização estratégica e uma vasta disponibilidade energética, que desperta interesse de diversos países. Potências globais, como os Estados Unidos (EUA) e China estão inseridos nas dinâmicas de poder. Historicamente, após a Segunda Guerra Mundial, EUA e Irã viveram um período de alinhamento e cooperação, porém a Revolução Iraniana (1979) levou ao rompimento das relações diplomáticas estadunidenses e iranianas. Os eventos modificam as dinâmicas de poder na região, abrindo espaço para a inserção da China. A expansão econômica chinesa aumentou sua demanda energética.Para assegurar as altas taxas de crescimento, o governo chinês buscou estreitar relações com os países do Oriente Médio ao longo das últimas décadas, entre eles o Irã. Desse modo, esse trabalho preocupou-se em compreender os eventos que levam ao fim das relações entre EUA e Irã e subsequentemente o desenvolvimento e fortalecimento das relações sino-iranianas.
Descrição: LOIOLA, I. B. Irã: o rompimento das relações com os EUA e a aproximação com a China. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27541
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabella Barbosa LoiolaTCC- Isabella Barbosa Loiola1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito358.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.