Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27552
Título: O reflexo do nonsense em Através do espelho e o que Alice encontrou por lá, de Lewis Carroll
Autor(es): Silva, Aline Francelino Avelino
Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil
Alice através do espelho
Nonsense
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo analisar a construção do nonsense presente na obra Através do espelho e o que Alice encontrou por lá, de Lewis Carroll, além de observar como a personagem principal se posiciona e reage diante do estranhamento causado pelas situações que não entende. A pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa foi realizada a partir de análises voltadas aos elementos da narrativa, os quais caracterizam e formam o nonsense, como também, mediante a investigação das características da personagem Alice, imersa nas situações oníricas e complexas em seu retorno ao País das Maravilhas. Dessa maneira, o estudo se justifica na importância da leitura e interpretação do texto infantojuvenil para a formação do imaginário e do contexto sociocultural do jovem leitor. Nossa hipótese é de que, conhecendo o nonsense e sabendo identificá-lo, a fantasia e o universo mágico da narrativa de Lewis Carroll proporcionará uma compreensão mais apurada dos elementos que compõem a narrativa. Para tanto, nossa fundamentação baseia-se nos estudos de Marucci e Giroldo (2020), Rosenfeld (2004), Cademartori (2006), Colomer (2017), Cunha (2003) e Hunt (2010). Verificamos que a análise revela a necessidade de estudos que contemplem a importância da obra infantojuvenil, além de enfatizar a relevância de apresentar às crianças e jovens leitores a literatura nonsense.
Descrição: SILVA, A. F. A. da. O reflexo do nonsense em Através do espelho e o que Alice encontrou por lá, de Lewis Carroll. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27552
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Francelino Avelino da SilvaPDF - Aline Francelino Avelino da Silva283.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito60.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.