Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27558
Título: A formação do professor de geografia: perspectivas e desdobramentos vivenciados a partir do estágio de regência no ensino remoto
Autor(es): Gouveia, Patrick Josland Mendes
Palavras-chave: Formação docente
Estágio supervisionado
Ensino remoto
Data do documento: 27-Jul-2022
Resumo: O presente artigo apresenta as experiências vivenciadas e os desdobramentos das atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado III, no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba na modalidade de Ensino a Distância-EAD, encontram-se descritos no mesmo como se dá a construção da teoria/prática, a partir das participações remotas, na turma de Educação de Jovens e Adultos-EJA CICLO IV (referente ao 8º e 9º ano), Ensino fundamental da Escola Cidadã Integral Juarez Maracajá, localizada em Gurjão-PB. Partindo desse cenário, a pesquisa teve o objetivo de analisar as diferentes dimensões da atuação profissional no ensino de Geografia no contexto do ensino remoto, enquanto estagiários do período de regência, momento da formação inicial dedicado à mobilização/desenvolvimento de práticas e conhecimentos voltados à atuação docente. A metodologia empregada consiste em uma investigação qualitativa, que trata do acompanhamento das aulas através de plataformas específicas de modo remoto, emergindo assim reflexões acerca da importância do espaço escolar como local de construção e compartilhamento de conhecimentos, de interação social, fazendo repensar as possibilidades e entraves que permeiam o processo educativo em seus diferentes contextos. A partir dos resultados atingidos, foi possível compreender e reafirmar a abrangência e significado dos Estágios Supervisionados para a formação do professor de Geografia.
Descrição: GOUVEIA, Patrick Josland Mendes. A formação do professor de geografia: perspectivas e desdobramentos vivenciados a partir do estágio de regência no ensino remoto. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27558
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Patrick Josland Mendes Gouveia.pdfPDF- Patrick Josland Mendes Gouveia867.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito460.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.