Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27561
Título: O ativismo judicial como distorção da argumentação jurídica na construção das decisões judiciais
Autor(es): Medeiros, Marina Marinho Davino de
Palavras-chave: Teoria da decisão judicial
Interpretação jurídica
Argumentação jurídica
Ativismo judicial
Data do documento: 14-Jun-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o instituto do ativismo judicial enquanto problema hermenêutico que reflete na construção das decisões, tema este especialmente disciplinado pela hermenêutica jurídica e pela teoria da decisão e da interpretação judiciais. Especificamente, através do estudo da argumentação e das noções acerca da teoria da decisão judicial, defendeu-se a aplicação do princípio da fundamentação das decisões judicias e do acesso à justiça, em defesa da segurança jurídica no combate às decisões pautadas em aspectos subjetivos, privilegiando o poder de argumentação em seu caráter positivo. Para tanto, serão enfrentados os problemas da discricionariedade e do voluntarismo judicial como reflexos do subjetivismo dos magistrados na construção das decisões. Ademais, entendendo a influência do neoconstitucionalismo e das bases principiológicas e fundamentais do Estado Democrático de Direito, diante de omissões legislativas e/ou executivas, se percebe a atuação do Judiciário na garantia de direitos fundamentais através das decisõs judiciais, como forma de preenchimento de lacunas. Por fim, diante de tais noções, analisou-se a decisão da ADO 26/DF como exemplo prático de decisão ativista no âmbito do Supremo Tribunal Federal. Neste estudo, de abordagem essencialmente teórica, o método de abordagem utilizado foi o hipotético-dedutivo, o método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico e a técnica de pesquisa foi a documentação indireta.
Descrição: MEDEIROS, M. M. D. de. O ativismo judicial como distorção da argumentação jurídica na construção das decisões judiciais. 2022. 35f. Monografia (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27561
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marina Marinho Davino de MedeirosMonografia Marina Marinho Davino de Medeiros837.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito final236.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.