Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27584
Título: Finanças Pessoais, Planejamento Financeiro e Reserva Emergencial: Um Estudo sobre a Percepção da População Jovem de Patos-PB no Contexto da Crise
Autor(es): Araujo, Brena Lima de
Palavras-chave: Finanças pessoais
Planejamento financeiro
Educação financeira
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: A pandemia de COVID-19 provocou inúmeros impactos e mudanças nas finanças pessoais da população. O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção da população jovem de Patos-PB quanto às mudanças em suas finanças pessoais decorrentes da pandemia da COVID-19. Para isso, a pesquisa foi classificada como descritiva, com abordagem qualitativa e caracterizada como levantamento de dados. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário online adaptado dos autores Silva (2021), e Sobrinho (2016), aplicado a uma amostra de 104 respondentes, e depois seus resultados foram organizados e analisados com a assistência do software Microsoft Excel. Com base nos resultados, ficou comprovado que a pandemia teve um grande impacto nas finanças pessoais, trazendo uma maior necessidade de foco para a educação financeira. Conclui-se, portanto, que para os entrevistados, o nível de conhecimento a respeito das finanças pessoais torna-se de grande importância para geri-las. Entretanto, uma grande dificuldade sobre as finanças pessoais está ligada ao controle dos ganhos e gastos, a maioria das pessoas não conseguem controlá-los. No momento de crise, a maioria das pessoas tiveram que realizar algumas escolhas e renúncias, e verificou-se que a população jovem se planeja financeiramente para os desafios futuros.
Descrição: ARAUJO, B. L. Finanças pessoais, planejamento financeiro e reserva emergencial: um estudo sobre a percepção da população jovem de Patos-PB no contexto da crise. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27584
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Brena Lima de AraujoTCC - Brena Lima de Araujo649.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito305.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.