Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27596
Título: Caracterização química e avaliação da atividade antimicrobiana do óleo essencial de ocimum basilicum L.
Autor(es): Lucena, Renally Pereira
Palavras-chave: Cromatografia gasosa
Estragol
Manjericão
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: Ocimum basilicum L. é uma espécie herbácea rica em óleos essenciais, conhecida popularmente como manjericão e empregada na medicina popular com finalidade antitussígena, antigripal, antiespasmódica, diurética, contra cefaleias e crises de bronquite. O objetivo deste trabalho foi realizar uma caracterização química do óleo essencial obtido das folhas de Ocimum basilicum L. e testar a sua atividade antimicrobiana. A planta foi coletada no município de Campina Grande, Paraíba e as folhas foram desidratadas em estufa de circulação e renovação de ar por 72 horas (40 ºC), em seguida pulverizadas em moinho de rotor vertical fornecendo 685,06 g da droga vegetal. Posteriormente, foi submetida a hidrodestilação utilizando aparato de Clevenger durante 3 horas, obtendo-se o óleo essencial de Ocimum basilicum, que teve sua composição química analisada por cromatografia gasosa acoplada a espectrômetro de massa (CG-EM). A atividade antimicrobiana foi avaliada pelo método de microdiluição em caldo frente às cepas padrão de Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Staphylococcus aureus (ATCC 33951), Escherichia coli (ATCC 25922) e Candida albicans (ATCC 90028) e diante das cepas de origem clínica Candida tropicalis, Candida krusei, Candida glabrata. Com o método de hidrodestilação foi possível a obtenção de 1 mL do óleo essencial, com rendimento de 0,14%, coloração amarela pálida e odor característico, que foi analisado via CG-EM possibilitando a identificação de 22 substâncias. Os compostos majoritários da amostra foram o Estragol (66,29%), Linalol (19,84%) e Bergamoteno (4,17%). O óleo essencial não apresentou atividade antimicrobiana frente as cepas bacterianas e fúngicas testadas. O presente estudo culminou na identificação e descrição de constituintes químicos presentes no óleo essencial de Ocimum basilicum, contribuindo na busca por compostos naturais que apresentem atividade biológica e agreguem valor científico às espécies, além de fornecer subsídios ao uso popular.
Descrição: LUCENA, Renally Pereira. Caracterização química e avaliação da atividade antimicrobiana do óleo essencial de Ocimum basilicum L. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27596
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Renally Pereira Lucena.pdfTCC - Renally Pereira Lucena1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito509.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.