Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27598
Título: Benefícios da musculação infantil no desenvolvimento motor: Uma revisão literária
Autor(es): Lima, Wanderson Mateus Ursulino de
Palavras-chave: Biodinâmica
Atividade física
Educação infantil
Musculação
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: A pesquisa realizou uma revisão de literatura sobre a musculação e sua importância no desenvolvimento motor de crianças. A revisão foi baseada nos estudos em biodinâmica na educação física, de forma objetiva, pela busca de evidências do desenvolvimento de qualidade da vida e atividades físicas através de sua narrativa descritiva-exploratória. Para sua fundamentação, foram selecionados artigos, livros e pesquisas publicados nas plataformas de dados, bases digitais e revistas disponíveis em buscadores eletrônicos como o Google Acadêmico, SciELO, LILACS, MEDLINE, WHOLIS e Periódicos CAPES. Foram descartados artigos e pesquisas acadêmicas com temas não relacionados a áreas específicas, optando por dados publicados nos últimos 10 anos. Os dados obtidos foram classificados e analisados, classificando-as sobre faixa etária e desenvolvimento fisiológico dos grupos selecionados, além dos testes pré e pós análise do exercício. Por fim, as informações obtidas poderão ser dispostas em tabelas a fim de comparar os dados de diferentes autores para uma melhor discussão e comparação dos mesmos. Dentre os resultados analisados na pesquisa de dados, buscou observação de atividades, classificando-as, faixa etária e desenvolvimento fisiológico dos grupos selecionados. Dessa forma, foi identificado escassez referente a publicações de pesquisa de campo, em contrapartida foram identificados benefícios do uso de atividades de treinamento de força permitindo melhorias na literatura, assim fortalecendo resultados futuros em novas pesquisas.
Descrição: LIMA, Wanderson Mateus Ursulino de. Benefícios da musculação infantil no desenvolvimento motor: Uma revisão literária. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27598
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wanderson Mateus Ursulino de LimaTCC - Wanderson Mateus Ursulino de Lima496.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito70.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.