Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27606
Título: Português como Língua de Acolhimento (PLAc) para integração de refugiados e migrantes venezuelanos em João Pessoa/PB (2018-2020)
Autor(es): Teixeira, Mariana da Silva
Palavras-chave: Refugiados
;Integração de venezuelanos interiorizados
Brasil
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: A Venezuela tem enfrentado, desde 2014, uma crise política, econômica e social. Essa crise tem levado o país à recessão e ao aumento de pobreza, alcançando uma onda de deslocamentos forçados de venezuelanos para outros países, como o Brasil. Devido à proximidade geográfica, fazendo fronteira com o país, milhares de venezuelanos se dirigem, principalmente, a cidades do norte do Brasil, como Pacaraima e Boa Vista, no estado de Roraima, sobrecarregando o local, uma vez que não estavam preparadas para acolher um grande número de pessoas em situação de vulnerabilidade. Assim, o Governo brasileiro criou a Operação Acolhida (OA), uma política pública social para acolher, ordenar e interiorizar venezuelanos no país. Este artigo analisa o papel do Projeto “Português como Língua de Acolhimento” (PLAc), da CSVM/NEPDA/UEPB, como ferramenta útil no processo de integração de venezuelanos interiorizados em João Pessoa, Paraíba, entre (2018- 2020), a partir de Costa (2020), que defende o uso da língua como ferramenta de integração local. A pesquisa teve caráter exploratório, com a intenção de abranger novos conhecimentos sobre o PLAc no Brasil e mostrar a importância do ensino da língua na integração de refugiados.
Descrição: TEIXEIRA, M.da S. Português como Língua de Acolhimento (PLAc) para integração de refugiados e migrantes venezuelanos em João Pessoa/PB. (2018-2020). 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27606
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana da Silva Teixeira314.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito179.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.