Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27608
Título: A construção da imagem do Brasil pela mídia estrangeira durante a pandemia de Covid-19: um estudo de caso sobre o The New York Times
Autor(es): Conceição, Lorrany Ribeiro
Palavras-chave: Governo Bolsonaro
Covid-19
The New York Times
Brasil
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: O marcador da pandemia de Covid-19 no Brasil é o dia 25 de fevereiro de 2020 quando se iniciou a investigação do primeiro possível caso - que se confirmou posteriormente - da doença no país. O desdobramento da crise na nação brasileira ganhou notoriedade na cobertura de mídias internacionais como o The New York Times (NYT), especialmente quanto à administração federal do surto de escala global. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi analisar e responder como o periódico norte-americano construiu a imagem do Brasil, recorrendo às matérias publicadas na edição virtual entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2022. A fim de esclarecer essa questão, foi utilizado o método de natureza documental e bibliográfico (a partir dos trabalhos já publicados sobre as áreas adjacentes da pesquisa). No ínterim analisado, o NYT publicou 526 artigos nas seções Briefing e Opinion para tratar do cenário brasileiro. Para a análise destes conteúdos foram adotados os métodos de tipo quantitativo-qualitativo: quantitativo por meio da sistematização das matérias em tabelas e do uso do software Iramuteq para a verificação de recorrências de palavras, ideias e termos relacionados ao tema em tela (apresentados no formato nuvem), e qualitativo pelo viés interpretativo analítico dos conteúdos selecionados). Finalmente, o estudo aponta para a predominância do caráter crítico das notícias que abordam a temática, resultando na fundamentação de uma percepção negativa da gestão e no reconhecimento do Brasil como um Estado pária quanto a administração da pandemia.
Descrição: CONCEIÇÃO, L. R. A construção da imagem do Brasil pela mídia estrangeira durante a pandemia de Covid-19: um estudo de caso sobre o The New York Times. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27608
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lorrany Ribeiro ConceiçãoTCC - Lorrany Ribeiro Conceição659.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito - Lorrany Ribeiro Conceição316.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.