Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27611
Título: A utilização da solução de EDTA apresenta melhor atividade quelante em comparação à solução de quitosana na irrigação final do tratamento endodôntico? Uma revisão sistemática e metanálise de estudos in vitro
Autor(es): Rodrigues, Matheus Andrade
Palavras-chave: Odontologia
Quitosana
Tratamento endodôntico
Data do documento: 14-Jun-2022
Resumo: Objetivo: Esta revisão sistemática e metanálise objetivou comparar a eficácia entre a solução do ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) (15-17%) e quitosana (CH) (0,04-1%) na irrigação final do tratamento endodôntico (IFTE) em estudos in vitro. Métodos: A busca eletrônica foi realizada entre fevereiro/2021 e maio/2022 nas seguintes bases de dados: PubMed, Scopus, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), biblioteca Cochrane, Embase e Web of Science, com base em uma chave de busca composta por termos MeSH, conceitos suplementares e termos livres, não havendo limitação sobre o tempo de publicação dos artigos. A estratégia de busca PICOS foi: População (P): dentes humanos submetidos ao tratamento endodôntico; Intervenção (I): solução irrigante à base de EDTA; Comparação (C): solução de CH; Desfecho (O): nível de atividade quelante; e Tipo de estudo (S): estudos in vitro. O risco de viés foi avaliado em 14 parâmetros e as metanálises pelo Software RevMan. A média, desvio padrão e o número total de amostras foram usadas para calcular a diferença média padrão em um intervalo de confiança de 95%, de acordo com um modelo de efeito randômico. A heterogeneidade foi avaliada pelo índice I2. Resultados: 22 estudos dos 2.568 artigos avaliados foram selecionados para a revisão sistemática, sendo 7 submetidos à metanálise. O risco de viés foi considerado baixo para todos os estudos. Três metanálises avaliaram a concentração de íons cálcio, penetração do cimento nos túbulos dentinários e microdureza Knoop, e apresentaram alta a baixa heterogeneidade (92%, 28% e 0%, respectivamente), mas para todas, não foi observada diferença significativa entre as soluções de irrigação final. Conclusão: Apesar da literatura geral sugerir que a CH apresenta melhor atividade quelante, a metanálise demonstrou que a solução de EDTA e CH utilizadas como solução de IFTE apresentam atividade quelante similar.
Descrição: RODRIGUES, Matheus Andrade. A utilização da solução de EDTA apresenta melhor atividade quelante em comparação à solução de quitosana na irrigação final do tratamento endodôntico? Uma revisão sistemática e metanálise de estudos in vitro. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27611
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf305.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Matheus Andrade Rodrigues.pdfTCC - Matheus Andrade Rodrigues.pdf664.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.