Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27614
Título: Disfunção temporomandibular em professores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba durante a pandemia de COVID-19: Um estudo de prevalência
Autor(es): Nascimento, Gabriela Tavares do
Palavras-chave: Teletrabalho
COVID-19
Transtornos psicofisiológicos
Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: A pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, repercutiu em todos os aspectos da vida cotidiana. Como forma de evitar aglomerações por escolas e universidades adotaram o modelo de ensino a distância, que teve um impacto direto na dimensão psicossocial das pessoas envolvidas nesse processo. Conhecendo a relação existente entre os aspectos psicossociais e as Disfunções temporomandibulares (DTM) esse trabalho teve por objetivo identificar a presença de sintomas de DTM, ansiedade e depressão em professores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba durante a pandemia de COVID-19. Foi desenvolvido um estudo transversal com técnica de observação indireta extensiva, onde foram coletados por meio de questionário eletrônico dados demográficos, informações sobre trabalho e de saúde geral, aspectos anamnésicos referentes a DTM, aspectos psicológicos e emocionais utilizando a escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. Os dados foram analisados descritivamente e foi verificada associação entre as variáveis utilizando o teste exato de Fisher, adotando um nível de significância de 5%. Participaram do estudo 40 docentes, sendo a presença de sintomas de DTM identificada em 67,5% da amostra, havendo predileção pelo sexo feminino. No momento da coleta 52,5% estavam em home office, e a uma maior taxa de resposta dos professores de Fisioterapia. A ansiedade foi identificada em 42,5% e a depressão em 32,5%. Houve relação estatisticamente significante entre a presença de sintomas de DTM e ansiedade. Assim, os sintomas de DTM estiveram presentes nos docentes avaliados, sendo os sintomas mais comuns as dores de cabeça, dores na nuca e no pescoço e hábitos bucais; e a presença de DTM esteve associada a presença de ansiedade.
Descrição: NASCIMENTO, Gabriela Tavares do. Disfunção temporomandibular em professores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba durante a pandemia de COVID-19: Um estudo de prevalência. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27614
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriela Tavares do NascimentoTCC - Gabriela Tavares do Nascimento830.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito172.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.