Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27616
Título: Estudo de resíduos na análise de sobrevivência com aplicação em dados de tratamento do tipo biofeedback
Autor(es): Silva, Pamella Kardynnale de Oliveira
Palavras-chave: Modelo de Cox
Estimador de Kaplan-Meier
Análise de sobrevivência
Data do documento: 6-Ago-2021
Resumo: O trabalho apresentado tem como objetivo principal analisar o tempo de início do tratamento até o paciente atingir a reabilitação completa da deglutição, foi utilizado o modelo de regressão de Cox com o auxílio da ferramenta computacional R, aplicado a um banco de dados "Biofeedback" constituído de um total de 33 observações por um período de 100 dias. Neste trabalho, aplicou-se os métodos não-paramétricos de Kaplan-Meier e o teste de Log- Rank como também foi feita uma análise dos resíduos para verificar os pressupostos de proporcionalidade ao longo do tempo. Os resultados obtidos pelo método stepwise mostraram que as covariáveis tratamento e tempo transformado apresentaram melhor modelo e foi feito o teste de proporcionalidade que resultou no valor p menor ao nível de 5% de significância, concluindo assim que há evidências de violação de proporcionalidade. Para isso, foi utilizado o modelo de Cox estratificado para a variável tratamento e em seguida, o teste de proporcionalidade tendo como resultado o valor p próximo ao nível de 5% de significância, sendo assim o modelo de Cox estratificado é o mais indicado para uma análise gráfica de resíduos.
Descrição: SILVA, Pamella Kardynnale de Oliveira. Estudo de resíduos na análise de sobrevivência com aplicação em dados de tratamento do tipo biofeedback. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatistica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27616
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Pamella Kardynnale de Oliveira SilvaTCC - Pamella Kardynnale de Oliveira Silva1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito187.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.