Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2762
Título: A gestão dos resíduos sólidos no município de Alagoa Nova – PB
Autor(es): Silva, Soraya Tomaz da
Palavras-chave: Gestão de Resíduos Sólidos
Materiais recicláveis
Reciclagem
Coleta Seletiva
Data do documento: 9-Dez-2013
Resumo: Estamos vivenciando uma crise ambiental, e um dos problemas que se destaca é a falta de gestão de resíduos sólidos, decorrente principalmente da ausência de preocupação com a problemática ambiental. Então, para diminuir os problemas relacionados à disposição inadequada dos resíduos sólidos, a solução mais indicada é a gestão integrada de resíduos sólidos que propõe como alternativa a coleta seletiva e a compostagem aliados ao processo de Educação Ambiental. O município de Alagoa Nova foi pioneiro na elaboração do projeto voltado à Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Logo, o presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a gestão de Resíduos Sólidos no município de Alagoa Nova-PB, observando desde a coleta, a forma de acondicionamento até sua destinação final. O trabalho aconteceu de Dezembro de 2012 à Agosto de 2013 tendo por base a pesquisa participante. No primeiro momento foram colhidos os dados secundários a partir de relatórios que exibem a situação dos Resíduos sólidos no município. No segundo momento, foram coletados os dados primários através de entrevistas semiestruturada aplicadas aos representantes de diferentes segmentos sociais locais. No terceiro momento foram realizadas visitas ao aterro sanitário da cidade, bem como a outros locais onde são depositados os resíduos. As variáveis averiguadas, tanto nos relatórios, quanto através das entrevistas semiestruturada foram: quantidade de resíduos produzida; leis municipais e projetos em execução ou em elaboração voltados para os resíduos sólidos, dentre outros. Percebeuse através dos resultados que a opinião dos diferentes atores sociais quanto à gestão de resíduos sólidos do município, contradizia com os dados que estavam expostos no relatórios oficiais do município em estudo, como por exemplo, o local de destinação final dos resíduos sólidos, pois segundo a pesquisa era um aterro sanitário. Logo, podese dizer que esse local para onde são destinados os resíduos sólidos é um lixão. Neste trabalho foi evidenciado que os impactos positivos são poucos quanto à gestão dos resíduos sólidos, haja vista que não ocorreu a implementação das ações contidas nos projetos. Embora o município de Alagoa Nova tenha sido pioneiro no que diz respeito à elaboração de projetos voltados ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos, as ações ficaram apenas no papel, sendo denominada pelos entrevistados de gestão de “papel”. Portanto, Alagoa Nova não possui ainda plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, e, por conseguinte, persistem os problemas relacionados a coleta, acondicionamento e destinação final dos resíduos sólidos, sendo estes transformados em lixo, contrapondo as determinações previstas nas Leis 11.447/2007, 12.305/2010 e o artigo 225 da Constituição Federal de 1988.
Descrição: SILVA, S. T. da. A gestão dos resíduos sólidos no município de Alagoa Nova – PB. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2762
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Soraya Tomaz da Silva.pdfSoraya Tomaz da Silva1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.