Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27625
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Francisco Willame Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-15T19:28:01Z | - |
dc.date.available | 2022-08-15T19:28:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27625 | - |
dc.description | ARAÚJO, F. W. G.. Processo de aprendizagem matemática durante o ensino remoto emergencial: uma reflexão de acordo com a concepção dos estudantes. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o surgimento da pandemia da COVID-19, as redes de ensino de todo Brasil adotaram o Ensino Remoto Emergencial (ERE) para suprir as necessidades temporariamente da educação. Em consequência da transição do ensino presencial para o remoto, a interação entre o aluno-professor foi interrompida e as dificuldades na aprendizagem matemática aumentaram. Diante desse cenário, o presente artigo teve como objetivo analisar e compreender as dificuldades enfrentadas na aprendizagem matemática durante o período remoto emergencial. A pesquisa foi exploratória, mediada por uma abordagem quanti-qualitativa, cujo método utilizou o estudo de caso, a partir da análise um questionário respondido por 26 (vinte e seis) alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II na cidade de Vista Serrana na Paraíba sobre a aprendizagem matemática durante as aulas remotas. O trabalho teve como fundamentação teórica os autores Santos (2007), Santos e Sant‟ana (2020), Santos, Rosa e Souza (2020), Mussi Ricardo (2019), entre outros. Os resultados da pesquisa mostraram que durante o período remoto, houve uma ruptura na interação entre o aluno e o professor, como também houve um aumento significativo nas dificuldades de aprendizagem da disciplina de matemática, os fazendo classificar como um péssimo período de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Vinícius Reuteman Feitoza Alves de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem em matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Processo de aprendizagem matemática durante o ensino remoto emergencial: uma reflexão de acordo com a concepção dos estudantes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Francisco Willame Gomes de Araujo | TCC - Francisco Willame Gomes de Araujo | 651.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 612.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.