Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Francisco Willame Gomes de-
dc.date.accessioned2022-08-15T19:28:01Z-
dc.date.available2022-08-15T19:28:01Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27625-
dc.descriptionARAÚJO, F. W. G.. Processo de aprendizagem matemática durante o ensino remoto emergencial: uma reflexão de acordo com a concepção dos estudantes. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.pt_BR
dc.description.abstractCom o surgimento da pandemia da COVID-19, as redes de ensino de todo Brasil adotaram o Ensino Remoto Emergencial (ERE) para suprir as necessidades temporariamente da educação. Em consequência da transição do ensino presencial para o remoto, a interação entre o aluno-professor foi interrompida e as dificuldades na aprendizagem matemática aumentaram. Diante desse cenário, o presente artigo teve como objetivo analisar e compreender as dificuldades enfrentadas na aprendizagem matemática durante o período remoto emergencial. A pesquisa foi exploratória, mediada por uma abordagem quanti-qualitativa, cujo método utilizou o estudo de caso, a partir da análise um questionário respondido por 26 (vinte e seis) alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II na cidade de Vista Serrana na Paraíba sobre a aprendizagem matemática durante as aulas remotas. O trabalho teve como fundamentação teórica os autores Santos (2007), Santos e Sant‟ana (2020), Santos, Rosa e Souza (2020), Mussi Ricardo (2019), entre outros. Os resultados da pesquisa mostraram que durante o período remoto, houve uma ruptura na interação entre o aluno e o professor, como também houve um aumento significativo nas dificuldades de aprendizagem da disciplina de matemática, os fazendo classificar como um péssimo período de aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Vinícius Reuteman Feitoza Alves de Andradept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem em matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleProcesso de aprendizagem matemática durante o ensino remoto emergencial: uma reflexão de acordo com a concepção dos estudantespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Francisco Willame Gomes de AraujoTCC - Francisco Willame Gomes de Araujo651.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito612.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.