Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27627
Título: Recursos táteis no ensino da geometria para alunos com deficiência visual: um estudo bibliográfico
Autor(es): Xavier, Andrêza Gomes
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Matemática inclusiva
Geometria
Materiais concretos
Deficiência visual
Data do documento: 4-Ago-2022
Resumo: A inclusão de pessoas com deficiência visual no contexto educacional é um avanço importante, visto que tais pessoas estão cada vez mais inseridas na sociedade e precisam ter seus direitos garantidos e ofertados com eficiência no sistema regular de ensino. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo apresentar recursos e metodologias que possam auxiliar professores de matemática no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, utilizando materiais concretos e táteis. Para alcançar tal proposta serão abordadas metodologias de ensino para alunos com deficiência visual que estão inseridos na rede regular de ensino, apresentação de propostas de recursos metodológicos para o ensino e aprendizagem de Geometria para alunos com deficiência visual nas aulas de Matemática e fazer um levantamento bibliográfico referente às teorias voltadas para a educação especial no que tange a inclusão educacional. Durante todo o processo é possível perceber a grande importância da utilização de recursos metodológicos no ensino a pessoa com deficiência visual e também a necessidade de novos trabalhos que apresentem novos métodos e técnicas para auxiliar tal processo.
Descrição: XAVIER, A. G. Recursos táteis no ensino da geometria para alunos com deficiência visual: um estudo bibliográfico. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27627
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Andrêza Gomes XavierTCC - Andrêza Gomes Xavier467.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito303.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.