Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27683
Título: Serviço social e intersetorialidade na política de saúde: desafios e possibilidades no contexto hospitalar
Autor(es): Sousa, Débora Evellyn Silva
Palavras-chave: Intersetorialidade
Política de saúde
Serviço Social
Data do documento: 6-Ago-2022
Série/Relatório no.: ;362
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado sob forma de artigo científico, resulta de um estudo de natureza qualitativa e de caráter documental e bibliográfico, respaldado no referencial teórico-metodológico crítico dialético. Tem como objetivo principal refletir sobre os desafios e possibilidades presentes no exercício profissional do serviço social, para a construção da Intersetorialidade na saúde pública brasileira e particularmente na atenção hospitalar do SUS. A realização desse estudo foi motivada através da experiência de estágio supervisionado obrigatório em serviço social, realizado no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, localizado na Cidade de Campina Grande/PB, no período de abril de 2019 a março de 2020. A vivência em tal espaço, e a articulação com as leituras em torno da temática, nos fez despertar para a importância do debate em torno da intersetorialidade enquanto diretriz estratégica da política de saúde, embora muitas vezes se reduza a ações emergenciais e improvisadas pelos profissionais de saúde, dentre os quais os assistentes sociais. Os resultados do presente estudo sugerem que, ainda que as respostas dadas pelo serviço social no campo da saúde, nem sempre se constituam em ações planejadas, os/as assistentes sociais têm buscado contribuir na permanente articulação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as demais políticas sociais, especialmente aquelas que integram o sistema de seguridade social Brasileiro.
Descrição: SOUSA, Débora Evellyn Silva. Serviço social e intersetorialidade na política de saúde: desafios e possibilidades no contexto hospitalar. 2022. 43p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27683
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdf140.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Débora Evellyn Silva Sousa.pdf354.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.