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dc.contributor.authorCarvalho, Luiz Gustavo Alvarez de-
dc.date.accessioned2022-08-22T13:12:29Z-
dc.date.available2022-08-22T13:12:29Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.otherCDD-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27685-
dc.descriptionCARVALHO, Luiz Gustavo Alvarez de. Análise dos fatores preponderantes para os altos índices de sinistros de trânsito: um estudo de caso envolvendo motocicletas na cidade de Campina Grande - PB. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Administração - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractOs sinistros de trânsito envolvendo motocicletas, devido sua elevada taxa de morbimortalidade, representam um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Campina Grande - PB aparece entres as 10 cidades do Nordeste com maior número de mortes envolvendo esse tipo de evento. Entre junho de 2021 a maio de 2022, foram registrados 995 sinistros envolvendo motocicletas, deixando um saldo de 11 mortes no município. Diante desse cenário, é fundamental concentrar esforços e pesquisas visando minimizar os riscos impostos à vida da população que usa a motocicleta como forma de transporte. O presente trabalho tem como objetivo principal discutir as condicionantes que contribuem para os altos índices dos sinistros de trânsito envolvendo motocicletas na cidade de Campina Grande – PB, a partir de dados coletados pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) através do Núcleo de Estudo de Acidente de Trânsito (NEAT). A metodologia empregada foi desenvolvida por meio de pesquisa de natureza qualitativa exploratória, onde foi realizada análise descritiva dos dados, utilizando o software Excel e teste estatístico Qui-Quadrado através do software SPSS (Statistical Package for the Social Science), para associação entre variáveis como forma de identificação dos possíveis fatores preponderantes para ocorrência de sinistros envolvendo motociclistas na cidade de Campina Grande. Os resultados obtidos com este estudo identificaram a Zona Sul com o maior índice de sinistros de trânsito. O Centro foi o bairro recordista de acidentes e os corredores Avenida Marechal Floriano Peixoto, Avenida Jornalista Assis Chateubriand foram os de maior incidência de ocorrências. Colisões laterais ou transversais e quedas de moto representaram a maioria do total de acidentes, ocorrendo grande parte durante o dia, principalmente à tarde. Mais de 90% dos sinistros se deram em vias asfaltadas, tendo a falha humana através da falta de atenção, velocidade incompatível e o desrespeito à sinalização como seus principais motivos. Os jovens entre 18 a 25 anos, tiveram principalmente como causas específicas de acidentes o excesso de velocidade e a ultrapassagem indevida, já os de faixa etária entre 26 a 35 a condução sob influência de álcool. Foi identificado que as ocorrências de sinistros referentes aos tipos de acidentes independem da idade do condutor, colocando a motocicleta como um meio de transporte perigoso, onde o condutor necessita de muita atenção e respeito às leis de trânsito.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Hannah de Oliveira Santos Bezerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectAcidentes por motocicletaspt_BR
dc.subjectDistribuição de frequência de acidentespt_BR
dc.subjectModelo Qui-Quadradopt_BR
dc.titleAnálise dos fatores preponderantes para os altos índices de sinistros de trânsito: um estudo de caso envolvendo motocicletas na cidade de Campina Grande-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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