Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27687
Título: Cunhantã - Mulher resistente
Autor(es): Campelo, Elaine Inocêncio
Palavras-chave: Documentário
Mulheres indígenas
Índio potiguara
Indígenas
Data do documento: 28-Jul-2022
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O documentário “Cunhantã - Mulher resistente” busca retratar, através de uma base etnográfica, em um produto de aproximadamente 16 minutos de duração, a vida das mulheres indígenas, tendo como objeto de estudo as Potiguaras da Paraíba; representadas por Nathália e Luzia, ambas indígenas criadas na Aldeia do Alto do Tambá, na Baía da Traição, com 59 anos de diferença entre as gerações. Cunhantã tem potencial de manifesto, e tem como um dos intuitos principais fazer o espectador refletir sobre o papel feminino dentro da etnia, já que comunica, pela voz das protagonistas, suas histórias de resistência, além do acesso destas mulheres a oportunidades e direitos, e as mudanças que impactaram suas realidades, como a participação destas na sociedade indígena e não-indígena. Por meio dos depoimentos, foram enfatizadas as questões da luta por reconhecimento, seus gostos e costumes, e o desejo pela revitalização da cultura e saberes potiguaras, no contexto do século XXI. O relatório tem como objetivo demonstrar, a partir da descrição densa e do diário de campo, como foi tecido essa intersecção entre as histórias das potiguaras, relatar como ocorreu a aproximação com as fontes, o contato com o grupo social, a pesquisa e seus resultados, e a pós produção do produto midiático; destacando as descobertas e os esforços necessários para seu desenvolvimento, a partir da cosmovisão da pesquisadora.
Descrição: CAMPELO, E. I. Cunhantã - Mulher resistente. 37f. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Campina Grande-PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27687
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elaine Inocêncio Campelo.pdfPDF - Elaine Inocêncio Campelo.pdf2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf289.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.