Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27688
Título: Análise do clipe "Dona de mim" da cantora Iza: uma mensagem de empoderamento feminino
Autor(es): Silva, Rayssa Alves
Palavras-chave: Videoclipe
Cultura pop
Representatividade feminina
Empoderamento feminino
Data do documento: 29-Jul-2022
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O avanço da indústria audiovisual tem resultado num amplo espaço para a comunicação onde produtos midiáticos com mensagens de conscientização têm se tornado cada vez mais frequentes. Estas mensagens, transmitidas a partir de uma cultura compartilhada, têm trazido narrativas que suscitam reflexão a respeito de problemáticas sociais de gênero e raça. Dentro do cenário da música pop, novos artistas têm surgido, motivados a tratar dessas temáticas tão densas através de suas produções. Isto posto, o presente artigo tem por finalidade analisar qual a mensagem comunicada pela cantora Iza em seu videoclipe “Dona de mim”, como também identificar a representatividade que esse videoclipe possui. Para tanto, buscou-se aporte teórico em autores como Soares (2008; 2015), Janotti Jr. (2015), Goffman (2008), Henning (2015), Beauvoir (1990) e Ribeiro (2018, 2019) para fins de contextualização acerca de cultura pop, videoclipe, estigma, feminismo e empoderamento feminino. E como procedimento metodológico para a análise do videoclipe foi adotada a Análise do Discurso (ORLANDI, 2012) e Análise da Narrativa (STOKES, 2003; MOTTA, 2013). Por fim, os resultados mostram que o videoclipe, além de um meio de comunicação frutífero, é um potente artefato que pode ser utilizado como promotor de conscientização, representatividade e empoderamento feminino.
Descrição: SILVA, R. A. Análise do clipe "Dona de mim" da cantora Iza: uma mensagem de empoderamento feminino. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27688
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssa Alves Silva.pdfPDF - Rayssa Alves Silva3.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito201.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.