Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2769
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDiniz, Vera Lúcia Alves-
dc.date.accessioned2013-12-09T17:58:15Z-
dc.date.available2013-12-09T17:58:15Z-
dc.date.issued2013-12-09-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2769-
dc.descriptionDINIZ, V. L. A. Conhecendo a relação ensino/aprendizagem da disciplina de geografia na modalidade da educação de jovens e adultos, Campina Grande – PB. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractA educação é um direito reservado a todas as pessoas sem distinção de cor, raça ou condição socioeconômica, sendo esta a forma mais importante para que o ser humano atue como cidadão de maneira crítica interagindo dentro da realidade onde está inserido produzindo, assim, o seu espaço. Assim, a geografia enquanto ciência e disciplina escolar proporciona juntamente com as demais disciplinas por meio do processo interdisciplinar, uma formação das diversas áreas do conhecimento essencial para a construção de concepção de mundo e de sociedade para estes sujeitos, e com a Educação de Jovens e Adultos a escola deve educar para além de seus muros e, dessa maneira, formar um novo ser humano capaz de agir de maneira concreta com as diversas situações do seu cotidiano seja na escola ou no trabalho. O presente trabalho buscou refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem quanto a mediação pedagógica da Geografia na EJA, na escola Estadual Alceu Amoroso Lima, localizada no bairro das Malvinas no município de Campina Grande-PB. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, levando em consideração a pedagogia freiriana, bem como o processo de ensino/aprendizagem da Geografia escolar. Desta forma, a escola e os professores, em especial os de Geografia devem levar em consideração a realidade socioespacial dos alunos da EJA, fazendo uma conexão entre o conteúdo apresentado na escola e o saber adquirido pela experiência de vida desses alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Joana D’Arc Araújo Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleConhecendo a relação ensino/aprendizagem da disciplina de geografia na modalidade da educação de jovens e adultos, Campina Grande – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vera Lúcia Alves Diniz.pdfVera Lúcia Alves Diniz702.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.