Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27705
Título: Fotojornalismo e critica social: uma analise da reportagem "300 mil mortos" do Portal TAB UOL.
Autor(es): Cruz, Beatriz Ferreira
Palavras-chave: Fotojornalismo
Reportagem
Contexto social
Pandemia da Covid-19
Data do documento: 29-Jul-2022
Resumo: O artigo discute a influência do fotojornalismo na construção da memória e contextualização de um problema social, apresentando uma análise da fotorreportagem “300 mil mortos” do portal Tab UOL, que foi publicada em 24 de março de 2021 e fala sobre o marco de 300 mil mortos contaminados com o vírus da Covid-19 no Brasil, que através do fotojornalismo nos trás a noção da dimensão do que representa esse marco para o nosso país. Buscando mostrar a importância do fotojornalismo para a explicação do contexto social e ancoragem dos fatos concretos, o intuito do estudo é analisar as composições e registros fotográficos da matéria, contextualizando a importância das representações fotográficas no entendimento do que foi a pandemia do covid-19 para o Brasil, atrelando a matéria às fotos e somando com relatos de pessoas afetadas por percas causadas pela situação. Optamos por realizar uma análise comparativa de matérias especiais do Tab, com alguns factuais do G1, enfatizando o cuidado que o portal possui em suas publicações especiais, em comparação ao que é possível fazer nos factuais com a necessidade da urgência na publicação da notícia. Através da análise, podemos concluir que o fotojornalismo tem um peso de contribuição para a história, o contexto social e que podem trazer a tona reflexões e estimular a critica social.
Descrição: CRUZ, B. F. Fotojornalismo e critica social: uma analise da matéria "300 mil mortos" do portal tab uol. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27705
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Ferreira Cruz.pdfPDF - TCC Beatriz Ferreira Cruz2.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito459.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.