Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2771
Título: Atividades produtivas e reflexos socioambientais no espaço rural de São João do Cariri-PB: uma discussão geográfica
Autor(es): Morais, Luiz Gustavo Bizerra de Lima
Palavras-chave: Impactos Socioambientais
Atividades Produtivas
Agricultura
Solo
Vegetação
Data do documento: 9-Dez-2013
Resumo: O município de São João do Cariri, como os demais espaços do Semiárido, se constituiu historicamente marcado pela resistência as mudanças estruturais. Sua formação econômica se deu de modo extensiva e baseada na atividade criatória, responsável pela colonização e pelos primeiros impactos ambientais. Consorciada a outras não menos degradantes culturas, possibilitou o desenvolvimento de uma sociedade, cujo traço característico foi a diminuição contínua dos recursos para subsistir. Tais problemáticas fizeram surgir políticas públicas cujo interesse volta-se para o âmbito econômico, direção oposta ao que se tem esperado dos agentes públicos, acentuando, ainda mais, as vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais. Diante destas questões, este estudo tem por objetivo analisar os danos socioambientais e socioeconômicos provocados pelas formas tradicionais de manejo das atividades produtivas, no espaço rural de São João do Cariri-PB, bem como discutir a existência e importância de novas formas que levam em conta o desenvolvimento na perspectiva socioambiental. O levantamento de campo, constatou que a forma de desenvolvimento das atividades produtivas rurais é muito agressiva ao meio ambiente, sobretudo pela exploração ultra extensiva da atividade pecuária. Esta, caracteriza-se pelo consórcio de espécies, destacando-se no cenário das degradações, a criação caprina e ovina pela capacidade que possuem de ocasionar danos à vegetação nativa. A agricultura se desenvolve por meio de técnicas inadequadas à natureza dos solos e da vegetação da região. A extração vegetal de espécies nativas tem basicamente se restringido a fornecer lenha para o consumo doméstico. Os resultados alcançados apontam para a necessidade de uma reflexão quanto ao modo como os agentes produtivos desenvolvem suas atividades. Precisa-se rever a intensidade do uso dos recursos naturais da Caatinga, uma vez que a subsistência do ser humano nela presente depende da disponibilidade de recursos, constituindo a vegetação e o solo, os elementos base para tanto.
Descrição: MORAIS, L. G. B. de L. Atividades produtivas e reflexos socioambientais no espaço rural de São João do Cariri-PB: uma discussão geográfica. 2012. 118f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2771
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Gustavo Bizerra de Lima Morais.pdfLuiz Gustavo Bizerra de Lima Morais3.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.