Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27714
Título: A teoria da parcialidade positiva do juiz: um caminho em busca de decisões mais justas, estáveis e efetivas
Autor(es): Rego, Denise de Sá
Palavras-chave: Teoria da Parcialidade
Decisão judicial efetiva
Decisão judicial estável
Justiça
Data do documento: 17-Jun-2022
Resumo: Este artigo aborda o estudo da teoria da parcialidade positiva do juiz, como um caminho para decisões mais justas, estáveis, efetivas e os elementos que a rodeiam. A parcialidade positiva possui diversas controvérsias a respeito de sua existência e seu papel, nessa perspectiva, o presente estudo, busca descrever um breve histórico acerca do tema, assim como, sua origem e definições, explorando se há possibilidade das decisões judiciais serem em sua integridade neutras e imparciais e de que forma tal afirmativa possibilita, ou não, em se obter uma decisão mais justa e igualitária. Considerando a abrangência do tema, não há intenção em se esgotar os assuntos aqui explorados, mas sim analisar a Teoria da (im) parcialidade das decisões judiciais e sua relação direta e efetiva com a justiça. Para o desenvolvimento da pesquisa, o método a ser utilizado será o lógico-dedutivo, onde se traça, inicialmente, o sistema de referência bibliográfico adotado, delimitando-se o objeto da pesquisa, com premissas estruturais por artigos e doutrinas.
Descrição: REGO, D. de S. A teoria da parcialidade positiva do juiz: um caminho em busca de decisões mais justas, estáveis e efetivas. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27714
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denise de Sá Rego354.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito187.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.