Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27715
Título: A Convenção Ibero-Americana de Juventudes e os seus reflexos na formulação das políticas públicas de juventudes no contexto brasileiro
Autor(es): Coelho, José Henrique Peres
Palavras-chave: Organização Ibero-Americana da Juventude
Política Pública
Convenção Ibero-Americana de Direitos da Juventude
Juventude
Data do documento: 15-Ago-2022
Resumo: A Organização Ibero-americana da Juventude (OIJ) apresentou o primeiro conceito que trata o jovem como sujeito de direitos, estimulando o olhar direcionado e atencioso aos interesses e problemáticas das juventudes, reiterando a necessidade da formulação de políticas públicas específicas para o segmento, tendo criado, assim, a Convenção Ibero-Americana das Juventudes. A Convenção proporcionou um embasamento jurídico para a formulação de políticas nacionais e regionais das juventudes, a criação de instrumentos, ferramentas e órgãos institucionais responsáveis por cuidar, em nível estatal, das políticas voltadas ao segmento, criando alternativas que puderam melhorar os padrões de vida da população jovem e diminuir a sua exclusão social. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento do debate e as mudanças relacionadas à visão internacional, no âmbito do sistema dos países ibero-americanos, em torno do segmento das juventudes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica sobre o tema e as instituições, por meio de documentos oficiais inadvertidos e estudos científicos. Os resultados demonstram que a base construída no Brasil sobre políticas de juventudes é tardia e que muito se assemelha com as diretrizes e sugestões apresentadas pela Convenção Ibero-Americana de Juventudes, necessitando, assim, da continuação periódica de pesquisas e debates, fazendo-se necessário, verificar a eficácia do modelo da política de juventudes atual, assim como a execução e cumprimento correto das diretrizes apresentadas pelo Estatuto das Juventudes. Estimamos contribuir com a construção do conhecimento acerca da política nacional de juventude brasileira e compor a etapa da avaliação do ciclo de construção das políticas públicas, possibilitando o aperfeiçoamento de tais políticas.
Descrição: COELHO, J. H. P. A Convenção Ibero-Americana de Juventudes e os seus reflexos na formulação das políticas públicas de juventudes no contexto brasileiro. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27715
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Henrique Peres CoelhoTCC - José Henrique Peres Coelho792.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito357.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.