Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27718
Título: Implementação das políticas públicas de inclusão digital na educação em tempos de pandemia
Autor(es): Silva, Danielle Apolinário da
Palavras-chave: Políticas públicas
Inclusão digital
Educação básica
Ensino remoto
Data do documento: 27-Ago-2021
Resumo: A inclusão digital é um direito social e deve ser compreendida como uma dimensão da cidadania. Nessa perspectiva, a qualidade do acesso aos meios digitais e a autonomia dos indivíduos devem ser asseguradas. Diante desse contexto, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar as políticas públicas de inclusão digital implementadas nas instituições educacionais para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na pandemia Covid-19 junto às escolas estadual e municipal do município de Pilõezinhos – PB. Para consecução deste objetivo buscou-se identificar as Políticas Públicas de Inclusão Digital implementadas nas unidades de ensino; analisar os desafios enfrentados pela comunidade escolar na inserção das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem, no contexto da pandemia e refletir sobre o processo de implementação das tecnologias no cotidiano escolar e suas possibilidades. A metodologia adotada para o desenvolvimento desse estudo classifica-se quanto à natureza como qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Em relação aos procedimentos técnicos utilizados caracteriza-se como Pesquisa bibliográfica e Estudo de Caso, realizado através de dois questionários que foram aplicados a professores e alunos da Educação Básica. Os pressupostos teóricos que fundamentam a pesquisa são: Millon (2010), Moraes (1997), Flores e Arnt (2020), dentre outros. Com relação aos resultados, nota-se a relevância das formações que vêm sendo ofertadas aos professores, visto que apresentaram aos docentes recursos tecnológicos que estão sendo usados nas aulas remotas e que poderão ser levados para as aulas presenciais, após período pandêmico. Por outro lado, alguns professores da rede municipal que atuam no Ensino Fundamental, relataram não ter recebido nenhuma formação para atuarem no ensino remoto. A maioria dos alunos participantes da pesquisa tem acesso à Internet através de rede wi-fi ou dados móveis. Em alguns casos, utilizam a rede disponibilizada pelos vizinhos, ou vão até a casa de parentes para desenvolverem as atividades. Contudo, ainda existem muitos estudantes impossibilitados de acompanharem este ensino que vem sendo ofertado, visto que não detêm dos recursos necessários. Nesse contexto, faz-se necessário que haja mais investimentos em políticas públicas que ofereçam aos professores e alunos as condições necessárias para desenvolverem suas atividades.
Descrição: SILVA, D. A. da. Implementação das políticas públicas de inclusão digital na educação em tempos de pandemia. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27718
Aparece nas coleções:III - EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Apolinário da SilvaPDF - Danielle Apolinário da Silva1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito164.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.