Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27727
Título: Parâmetros produtivos e fisiológicos do algodoeiro colorido (gossypium hirsutum l.) Submetido à aplicação de adubos orgânicos
Autor(es): Lima, Alex Serafim de
Palavras-chave: Gossypium hirsutum L.
Esterco Bovino
Biofertilizantes
Produção
Fisiologia
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: Recentemente, cresce o interesse no cultivo do algodão de fibra colorida na região Nordeste do Brasil pela agricultura familiar, tanto em manejo convencional quanto orgânico, em que a produção está se intensificando na Paraíba, quase quatro décadas depois de dizimada pela praga do bicudo. Objetivou-se, com a presente pesquisa, estudar os efeitos da aplicação de quantidades de esterco bovino e doses de biofertilizante na produção e fisiologia do algodoeiro herbáceo colorido variedade BRS Rubi, nas condições semiáridas do município de Catolé do Rocha-PB. A pesquisa foi conduzida no CCHA da UEPB, Campus-IV, Catolé do Rocha/PB. O delineamento experimental adotado na pesquisa foi o de blocos casualizados, com 25 tratamentos, no esquema fatorial 5x5 (esterco versus biofertilizante), com quatro repetições, totalizando 100 parcelas experimentais, com 3 plantas/parcela, perfazendo 300 plantas experimentais. Foram estudados os efeitos de 5 quantidades de esterco bovino curtido (Q1 = 0; Q2 = 1, Q3 = 2; Q4 = 3 e Q5 = 4 kg/metro linear de sulco) e de 5 doses de biofertilizante (D1= 0; D2 = 200; D3 = 400; D4 = 600 e D5 = 800 mL/20 litros de água) na produção do algodoeiro herbáceo colorido, variedade Rubi. O semeio foi feito por plantio direto, no espaçamento de 1,00 m x 0,5 m, colocando-se 3 a 4 sementes por cova. As variáveis analisadas foram: número de botões florais por planta (NBFP), número de capulhos por planta (NCP), produção por planta (PP), produtividade (P), fotossíntese líquida (FL), transpiração (T) e concentração relativa de água (CRA). As variáveis de produção do algodão colorido aumentaram até limites máximos com aplicação de biofertilizantes e esterco bovino. As variáveis de fisiologia aumentaram com o incremento das doses de biofertilizante e esterco bovino até limites ótimos. O fornecimento de nutrientes do algodoeiro colorido BRS Rubi pode ser realizado pela adubação orgânica utilizando biofertilizantes e esterco bovino em substituição aos fertilizantes industriais.
Descrição: LIMA, Alex Serafim de. Parâmetros produtivos e fisiológicos do algodoeiro colorido (Gossypium Hirsutum L.) Submetido à aplicação de adubos orgânicos. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27727
Aparece nas coleções:65 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alex Serafim de LimaPDF - Alex Serafim de Lima678.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito80.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.