Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2773
Título: O discurso da estiagem como fator limitante ao crescimento econômico: Um estudo de caso do município de Cabaceiras - PB
Autor(es): Pereira, Rafael Ramos
Palavras-chave: Climatologia
Estiagem
Aspectos Econômicos
Data do documento: 9-Dez-2013
Resumo: A busca pela desmistificação da direta relação entre estiagem e falta de crescimento econômico trouxe ao presente artigo a seguinte indagação: será a falta de chuva fator imprescindível à economia do semiárido nordestino brasileiro? Ainda é possível o uso do discurso da seca para justificar os diferentes cenários de crescimento da economia? Com o objetivo de Indagar o papel do discurso da estiagem e seu papel mitigador de uma mudança de atitude, Entender que os fatores climáticos têm indiscutivelmente influência nos resultados desfavoráveis, porem podem ser superados com o enfrentamento e uso de tecnologia e Buscar nas características locais, na valorização de sua cultura, de sua arte e seus costumes, inúmeras possibilidades.Utilizando o método dialético em um estudo qualitativo das variáveis ambientais e qualitativo e quantitativo das variáveis econômicas e demográficas traçando um paralelo entre o município de Cabaceiras-PB, e comparando a outros de mesmas características ambientais enfatizados o índice de crescimento populacional, o comportamento do PIB e sua distribuição e o potencial geográfico da área. As respostas às questões levantadas foram encontradas a partir de uma reflexão teórica, do contato direto com essa realidade e em interpretações dos dados estatísticos disponíveis no IBGE:demográfico, social e econômico do município de Cabaceiras – PB. Dados estes que comprovam uma evolução do quadro econômico para o ano de 2000-2010, analisados em consórcio com os municípios da mesma microrregião.A pesquisa apontou como viés à economia local o potencial geográfico evocando o turismo, o artesanato e a caprinocultura,ensejando uma alternativa para o crescimento econômico de Cabaceiras-PB.
Descrição: PEREIRA, R. R. O discurso da estiagem como fator limitante ao crescimento econômico: Um estudo de caso do município de Cabaceiras - PB. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2773
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Ramos Pereira.pdfRafael Ramos Pereira3.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.