Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27746
Título: Qualidade de vida profissional: um estudo em uma casa de assistência institucional para crianças e adolescentes localizada no Município de Patos - Paraíba.
Autor(es): Luiz, Vitoria de Lucena
Palavras-chave: Assistência institucional
Qualidade de vida profissional
Satisfação
Fadiga
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a percepção dos profissionais em relação a fadiga e satisfação por compaixão na prestação de assistência institucional em uma casa de apoio localizada no Município de Patos - Paraíba. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. No instrumento de coleta de dados adotou-se um roteiro semiestruturado de entrevista, adaptado do estudo de Mbumba (2019). A coleta de dados foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa, buscou-se conhecer o perfil dos profissionais que prestam assistência institucional a crianças e adolescentes na casa de apoio e na segunda etapa, buscou-se analisar a qualidade de vida profissional por meio da percepção da fadiga e satisfação por compaixão desses profissionais. Em relação a satisfação por compaixão – polo positivo do modelo de qualidade de vida profissional – foi identificado que a maioria destes se sentem felizes ajudando as crianças expostas a violência. No que se refere a fadiga por compaixão – polo negativo do modelo de qualidade de vida profissional –, foi constatado que o excesso da compaixão pode afetar a saúde mental e, consequentemente, até mesmo o desempenho dos profissionais envolvidos, inclusive, alguns destes profissionais chegaram a ter início de depressão.
Descrição: LUIZ, V. L. Qualidade de vida profissional: um estudo em uma casa de assistência institucional para crianças e adolescentes localizada no Município de Patos - Paraíba. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27746
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vitória de Lucena LuizTCC - Vitória de Lucena Luiz643.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito570.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.