Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27784
Título: Empregabilidade dos fisioterapeutas egressos de uma Instituição Pública de Ensino Superior da cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Diniz, Igor Andre Barbosa
Palavras-chave: Fisioterapeutas
Emprego
Desemprego
Status de empregabilidade
Campina Grande
Data do documento: 18-Mar-2022
Resumo: A fisioterapia é uma ciência que estuda, previne e trata distúrbios cinéticos funcionais do corpo humano. O curso de graduação em fisioterapia tem como perfil do formando egresso/profissional o fisioterapeuta, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. O presente trabalho teve como objetivo identificar os fisioterapeutas, egressos de uma Instituição Pública de Ensino Superior da cidade de Campina Grande-PB que estão empregados e desempregados. Trata-se de uma pesquisa observacional quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, um questionário aplicado na plataforma Google Forms, foram critérios de inclusão os fisioterapeutas graduados por uma Instituição Pública de Ensino Superior da cidade de Campina Grande-PB, de qualquer idade e residam em qualquer cidade, estado e país, que tenham concluído a graduação entre os anos de 2018 e 2020. A coleta de dados foi através de um link com questionário elaborado na ferramenta Google Forms direcionado a população específica do estudo. Participaram da pesquisa 25 fisioterapeutas, todos incluídos no estudo por estarem consoante os critérios de inclusão, sendo 88% do sexo feminino. Este estudo mostrou que 72% dos participantes estão inseridos no mercado de trabalho como fisioterapeutas, a maioria (28%) são trabalhadores autônomos. Houve o predomínio de atuação na área de fisioterapia geral/generalista (24% dos participantes). Também se observou que 52% cursavam e 36% já concluíram uma especialização/residência. Conclui-se que há necessidade de estudos similares, em busca de dados sobre a empregabilidade por estado e região para uma visão mais abrangente da realidade de trabalho dos fisioterapeutas que atuam ou não na área, sendo tão importantes para a classe. Sugere-se um estudo incluindo quantitativo sobre a atuação do fisioterapeuta na baixa, média e alta complexidade como também no serviço público e privado.
Descrição: DINIZ, Igor Andre Barbosa. Empregabilidade dos fisioterapeutas egressos de uma instituição pública de ensino superior da cidade de Campina Grande - PB. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27784
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor André Barbosa Diniz.pdfPDF - Igor André Barbosa Diniz1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Deposito.pdfPDF - Termo de Depósito161.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.