Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27795
Título: Entre a culpa e redenção: os modelos de Eva, da Virgem e de Maria Madalena na idealização da mulher na idade média (século XII)
Autor(es): Silva, Josias Santos da
Palavras-chave: Século XII
Modelos femininos
Historiografia
Data do documento: 28-Mar-2022
Resumo: A história das mulheres é um tema que vem sendo muito discutido na atualidade e a historiografia pode nos ajudar a discuti-lo melhor. Este artigo tem como objetivo analisar os modelos femininos ganharam força no século XII, construídos através das representatividades de Eva, da Virgem Maria e de Maria Madalena, tendo como foco um diálogo entre a Idade Média e a própria historiografia escrita acerca desse século, especialmente, pelas perspectivas de Georges Duby (2013), Dirce Guizzo (2005) e Márcia Leite (1999). Logo, observamos também sobre qual contexto emergem esses modelos, bem como o poder exercido pelos discursos da Igreja Cristã, que atuavam como direcionadores na escolha de um "modelo ideal" de mulher no período medieval e entendendo como os costumes socioculturais do período influenciavam na vida dessas mulheres em uma sociedade extremamente patriarcal. Para concluir esse trabalho, identifica-se na construção do modelo de Madalena, uma ponte entre a dicotomia de Eva e da Virgem, mas também entre o profano e o sagrado, (re)construída sobre preço de penitências, cobradas pela salvação das mulheres, para assim, compreender como, possivelmente, esses modelos moldaram as suas vivências.
Descrição: SILVA. J. S. da, Entre a culpa e a redenção: os modelos de Eva, da Virgem e de Maria Madalena na idealização da mulher na Idade Média (Século XII). 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27795
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josias Santos da SilvaPDF - Josias Santos da Silva437.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito76.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.