Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27796
Título: A influência da literatura infantojuvenil na formação de leitores do 6º ano
Autor(es): Nascimento, Vanessa Rafaela Ferreira do
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Formação de leitores
Ensino fundamental
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: Antigamente, por se constituir como uma importante modalidade de manutenção da memória coletiva, a literatura, que se realizava essencialmente através da Tradição Oral, foi se modificando até resultar no que temos na Contemporaneidade um leque extremamente rico de textos, de extensões as mais variadas, e de épocas, espaços e pensamentos diferentes. Compreender, contudo, que a riqueza de textos literários não garante em si uma formação leitora que funcione de fato e que tenha um significado real é a perspectiva que deve ser considerada pelos docentes, independente, da área na qual atue. Nesse sentido, é interessante ter como finalidade a formação leitora, desde a mais tenra idade e desde as séries iniciais da escola, a fim de que, no percurso de contato com a literatura e a leitura literária, o aluno se torne um leitor real, que consiga associar, interpretar, compreender, criticar e fruir. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é refletir sobre a influência da literatura infantojuvenil na formação de leitores no 6º ano do Ensino Fundamental, período educacional no qual os estudantes fazem correlações entre o texto e o mundo que ele representa e é representado por ele. Quanto à abordagem, este trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa, pois está direcionada à apreensão de um universo de significados e valores que não podem ser codificados e quantificados, como os trabalhos com as ciências exatas e da natureza, por exemplo (MYNAIO, 2001). Quanto à natureza e aos procedimentos, é uma pesquisa básica (que visa gerar novos conhecimentos) e bibliográfica, aportada nos estudos de Cadermatori (2006), Pinheiro (2003), Piaget (1972), Zilberman (2014), dentre outros. Acreditamos que o contato com a leitura literária possibilita grandes conquistas na série em questão, pois, quando bem apresentada, pode ser veículo de formação humanizadora em suas diversas esferas, seja a política, social, histórica e pessoal.
Descrição: NASCIMENTO, V. R. F. do. A influência da literatura infantojuvenil na formação de leitores do 6º ano. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27796
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Rafaela Ferreira do NascimentoPDF - Vanessa Rafaela Ferreira do Nascimento749.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito738.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.