Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27799
Título: Balanced scorecard e suas aplicações em pequenas empresas: um estudo de caso em uma empresa farmacêutica do Cariri Ocidental Paraibano
Autor(es): Sousa, Manoel Adolfo de
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Planejamento estratégico
Balanced Scorecard (BSC)
Análise de SWOT
Data do documento: 1-Set-2022
Resumo: O Brasil passa por uma conjuntura adversa que torna o ambiente cada vez mais desafiador principalmente para pequenas e médias empresas. Frente à competitividade e desafios, um planejamento estratégico adequado e alinhado ao uso de informações e ferramentas gerenciais, é algo crucial para que empresas se mantenham ativas e competitivas. Diante deste cenário, este trabalho objetivou propor a aplicação do Balanced Scorecard como forma de auxílio na gestão estratégica de uma empresa farmacêutica do cariri ocidental paraibano. Trata-se de uma pesquisa exploratória, aplicada, qualitativa e que utilizou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, onde por meio deste último, foram feitas visitas ao local de estudo e coletadas todas as informações para realização de uma análise de SWOT e a aplicação do BSC. Foi possível verificar a missão, a visão, os valores da empresa, assim como seus objetivos, e a partir disto, designar os indicadores de desempenho e as metas. Com isto, as ações estratégicas necessárias para o alcance dos objetivos da organização foram elaboradas, com vista para consolidação de um planejamento estratégico para a empresa, conseguindo dessa maneira, auxiliar na gestão estratégica da empresa.
Descrição: SOUSA, M. A. Balanced scorecard e suas aplicações em pequenas empresas: um estudo de caso em uma empresa farmacêutica do Cariri Ocidental Paraibano. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27799
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manoel Adolfo de Sousa.pdfPDF - Manoel Adolfo de Sousa992.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.