Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27805
Título: Marketing de relacionamento para fidelização de clientes: um estudo em uma empresa de pequeno porte no município de santa luzia-pb
Autor(es): Oliveira, Juliene Santos de
Palavras-chave: Marketing de relacionamento
Fidelidade
Satisfação
Data do documento: 3-Ago-2022
Resumo: Resumo do TCC - Diante das rápidas e significativas mudanças ocorridas no ambiente mercadológico, o marketing de relacionamento apresenta-se como uma alternativa para as empresas manterem-se no mercado, haja vista que através da aplicação de suas ferramentas, a empresa pode se preparar melhor para enfrentar as frequentes transformações, criando e fortalecendo com seus clientes uma relação de fidelidade. Neste sentido, o presente trabalho tem como finalidade verificar a importância do marketing de relacionamento para uma empresa de pequeno porte, identificando as estratégias e ações utilizadas para fidelização de clientes, especificamente em uma ótica no município de Santa Luzia. Para sua realização, o estudo se utilizou da pesquisa bibliográfica sobre os principais conceitos e definições sobre o marketing e sua evolução. Para a coleta de dados foi utilizados a aplicação de entrevistas junto aos clientes para verificar a percepção deles acerca da interação com a empresa, e a realização de entrevista semiestruturadas com o proprietário da empresa para analisar a partir de sua experiência a importância de umbom relacionamento com o cliente. Com os dados qualitativos, sobre os clientes e com o proprietário da empresa, confrontou-se as informações para entender a perspectiva de ambas as partes e verificar se elas estavam convergindo ou divergindo em algum ponto. Foi analisado que a empresa tem uma boa relação com seus clientes, todavia existem desafios e algumas limitações nas estratégias que a empresa adota para fidelizar seus clientes, precisando de melhorias para aperfeiçoar cada vez mais o relacionamento com os seus clientes e com futuros clientes.
Descrição: OLIVEIRA, J. S. Marketing de relacionamento para fidelização de clientes: um estudo em uma empresa de pequeno porte no município de Santa Luzia-PB. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27805
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Juliene Santos de OliveiraTCC - Juliene Santos de Oliveira526 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito201.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.