Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27830
Título: Análise da resistência à compressão de argamassa com incorporação de lodo de estação de tratamento de água
Autor(es): Silva, Tiago Gabriel Santana e
Palavras-chave: Tratamento de água
Calcinação
Resíduo
Data do documento: 22-Set-2022
Resumo: O lodo gerado após o tratamento de água para o consumo, na maioria das vezes, não tem uma disposição final adequada pelas companhias de saneamento no Brasil, sendo descarta indiscriminadamente na natureza, podendo gerar impactos ambientais tais como assoreamento, alteração na fauna e flora. Nesse sentido, o presente trabalho analisou a resistência à compressão de argamassa padrão, com substituição parcial do aglomerante por lodo calcinado, proveniente da estação de tratamento de água da cidade de Pirpirituba-PB. Inicialmente, foi feito a caracterização do lodo, onde foram realizados os ensaios da análise granulométrica e a densidade real. A calcinação foi feita em mufla a 700ºC por uma hora e logo após, o destorroamento, realizou-se a análise granulométrica e executou-se o ensaio da finura do lodo calcinado. Também foi realizada a análise granulométrica do agregado miúdo e a finura do cimento. Posteriormente, foram produzidos os corpos de prova de argamassa padrão, e com substituição parcial do cimento por lodo proveniente da estação de tratamento de água, nos teores de 10 e 20%. Após a confecção, os mesmos ficaram em cura submersa por um período de 28 dias. Em seguida, os corpos de prova passaram pelo processo de ruptura para verificar a resistência a compressão, obtendo como valores de 27,341 MPa, 25,649 MPa e 21,931 MPa, respectivamente. Foi observado que o lodo pode ser aplicado como matéria prima na produção de argamassa, desde que sejam observadas as normas técnicas à sua utilização. O estudo demonstrou que o lodo se mostrou um material essencialmente fino tanto antes como após a calcinação. Considerando a grande quantidade de resíduo proveniente das estações de tratamento de água e do excedente despejado no meio ambiente, mais estudos devem ser conduzidos com a finalidade de verificar a utilização de lodo calcinado com uma finura maior e a substituição do agregado miúdo pelo lodo calcinado em argamassa.
Descrição: SILVA, Tiago Gabriel Santana e. Análise da resistência à compressão de argamassa com incorporação de lodo de estação de tratamento de água. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27830
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf398.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Tiago Gabriel Santana e Silva.pdfTCC - Tiago Gabriel Santana e SIlva.pdf846.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.