Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27882
Título: A evolução da diplomática e a sua contribuição para compreensão dos arquivos digitais
Autor(es): Ferreira, Vanessa Claudia Alves
Palavras-chave: Diplomática contemporânea
Documentos arquivísticos digitais
Projeto Interpares
Tecnologia da informação
Data do documento: 14-Out-2021
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a Diplomática a partir da função de aplicar validade às fontes históricas através da estrutura formal dos documentos. Tendo como objetivos: discutir as contribuições da Diplomática Contemporânea para a gestão de documentos arquivísticos digitais e definir os pontos de encontro da Diplomática e Arquivologia. Analisando a configuração do documento arquivístico digital no projeto InterPARES no que diz respeito à metodologia, a natureza da pesquisa eminentemente exploratório-descritiva. Com abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvida por levantamento bibliográfico. A pesquisa tem ainda, por justificativa principal a necessária abordagem da evolução da Diplomática e a sua vinculação com a arquivologia, que resulta no fortalecimento das duas áreas para a análise da autenticidade do documento no ambiente digital. O estudo, por conseguinte, é um convite à reflexão sobre as mudanças ocorridas com a “desordem” informacional e o crescimento da modernidade digital diante das inúmeras dificuldades em definir a autenticidade documental, sendo este um contributo com modelos ou ferramentas capazes de analisar a autenticidade dos documentos arquivísticos digitais.
Descrição: FERREIRA, V. C. A. A evolução da diplomática e a sua contribuição para compreensão dos arquivos digitais. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27882
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Claudia Alves FerreiraPDF - Vanessa Claudia Alves Ferreira597.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de depósito.pdf493.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.