Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27884
Título: [09/10/22] Um Antigo Teorema Japonês
Autor(es): Silva, Artur Nóbrega da
Palavras-chave: Geometria Plana
Teorema Japonês
Triangulação
Data do documento: 2-Ago-2022
Resumo: No presente artigo, apresentamos um antigo teorema japonês, que demorou muito tempo para se tornar conhecido, por ser oriundo de uma sociedade fechada, mas que é um belo resultado matemático, provado por vários matemáticos. Este teorema afirma que, não importa como se triangule um polígono cíclico por diagonais que não se intersectem, a soma dos raios dos círculos inscritos nos triângulos da triangulação será sempre a mesma. Para a demonstração, seguimos Ahuja, Uegaki e Matsushita (2004 (A) e (B)) e dividimos nosso trabalho em dois casos: no caso dos quadriláteros, apresentamos provas de alguns matemáticos japoneses, todas baseadas em resultados de Geometria plana aqui demonstrados ou citados; no outro caso, damos uma generalização para um polígono cíclico qualquer, provada por indução sobre o número n de lados.
Descrição: SILVA, A. N. Um antigo teorema japonês. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27884
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Artur Nobrega da SilvaTCC - Artur Nobrega da Silva897.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito199.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.