Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27886
Título: A importância da gestão de pessoas na administração pública: uma revisão de literatura
Autor(es): Sousa, Tereza Cristina Nunes de Oiveira
Palavras-chave: Administração pública
Estratégia organizacional
Gestão de pessoas
Data do documento: 16-Mar-2022
Resumo: No Brasil, as políticas públicas criadas com o objetivo de modernizar a gestão pública tiveram início já na década de 1990. Trata-se de uma proposta pautada no Plano Diretor, no governo do então Presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1995, e que colocou em evidência a administração gerencial, a qual surge da ampla necessidade do Estado em minimizar custos e garantir melhorias na qualidade dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos, com o intuito de tornar o Estado mais forte e eficiente. Este estudo apresenta uma proposta que tem como objetivo geral, analisar o impacto da gestão de pessoas nas organizações da administração pública brasileira. Como justificativa, a presente pesquisa almeja contribuir com os estudos que trata sobre a gestão da qualidade dos serviços e de pessoas na área privada que é bastante ampla, principalmente ao abordar pesquisas de campo ou estudos de casos que foram pesquisados em empresas de grande porte. No entanto, aquela literatura específica para a gestão do atendimento ao público e gestão de pessoas na administração pública é considerada incipiente, sobretudo, quando se buscou por modelos avaliativos que apresentassem dados de instâncias locais. Metodologicamente, este estudo segue características de natureza bibliográfica, e pode ser classificado como pesquisa descritiva-exploratória e qualitativa, haja vista que apresenta uma releitura das discussões e da fundamentação teórica debatida por autores e pesquisadores do campo de administração, gestão de pessoas, entre outras áreas de estudos. Como resultados, verificou-se que, a gestão de pessoas na administração pública brasileira tem sido tensionada a aplicar as mudanças necessárias em determinadas práticas, buscando desse modo, alcançar patamares inovadores.
Descrição: Sousa, Tereza Cristina Nunes de Oliveira. A importância da gestão de pessoas na administração pública: uma revisão de literatura. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Gestão Pública - Tecnológico) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27886
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tereza Cristina Nunes de Oliveira Sousa. pdfPDF - Tereza Cristina Nunes de Oliveira Sousa937.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito261.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.