Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27887
Título: Entre o orgulho e o preconceito de ser mulher: Elizabeth Bennet e o comportamento no século XIX
Autor(es): Lourenço, Daniele do Nascimento
Palavras-chave: Romantismo
Orgulho e Preconceito
Casamento
Comportamento de Elizabeth Bennet
Data do documento: 19-Out-2022
Resumo: Este trabalho objetiva investigar a personagem Elizabeth Bennet, na narrativa Orgulho e Preconceito (2018), da escritora inglesa Jane Austen. Isso será realizado através da observação dos principais aspectos da personalidade da personagem, que refletem no modo pelo qual ela se comporta diante do que pensa acerca do casamento, que é plenamente evidenciado pela autora no desencadear da obra. Partindo de uma pesquisa bibliográfica e documental, inicialmente apresentaremos, de maneira breve, o contexto histórico sobre o romantismo; em seguida, a biografia e o estilo literário de Jane Austen; que será acompanhado por uma reflexão sobre o contexto da mulher na sociedade inglesa do século XIX e a análise do papel de Elizabeth nesse contexto. O trabalho objetiva mostrar o contexto sociocultural da época vivenciada pela personagem, o qual separava rigidamente os papéis destinados a homens e mulheres. Para tanto, buscar-se-á analisar o aspecto comportamental da personagem em relação ao casamento como: suas opiniões, desejos, atitudes, modos e evidencia a forma como aconteceu a sua transformação diante da tradição do matrimônio estabelecido pela sociedade. Dessa forma, para alcançar tais objetivos, utilizar-se-á as contribuições teóricas de Cevasco e Siqueira, (1998), Funck (2011), Sanders (1994), Teixeira (2015) e Zardini (2011), entre outros.
Descrição: LOURENÇO, D. do N. Entre o orgulho e o preconceito de ser mulher: Elizabeth Bennet e o comportamento feminino no século XIX. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27887
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele do Nascimento LourençoPDF - Daniele do Nascimento Lourenço277.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito273.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.