Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27889
Título: O sol nem sempre é para todos: preconceito e segregação racial na trama cinematográfica
Autor(es): Lourenço, Maria da Luz Emanuely do Nascimento
Palavras-chave: O sol é para todos
Preconceito
Cinema
Data do documento: 19-Out-2022
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar a representação do preconceito racial no final do século XIX e a importância de diversos movimentos abolicionistas a partir de uma reflexão sobre a narrativa cinematográfica O Sol é para Todos, de 1962, um filme norte-americano com a direção de Robert Mulligan, roteiro de Horton Foote, do gênero drama, baseado no livro da escritora Harper Lee que lhe é homônimo. O filme apresenta o preconceito presente na época de 1930, momento em que o país passava por uma grande depressão que teve fim com a segunda guerra mundial. Por meio da história da família Fich, analisaremos a representação do preconceito racial da sociedade norte-americana a partir da perseguição sofrida pela família e o réu, Tom Robinson. Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, utilizamos as contribuições de Ferreira (2009), Feitosa e Siqueira (2014), Kirchberger (1991) e Santana (2017), entre outros. Os resultados aos quais chegamos, apontam para o fato de o preconceito e discriminação raciais serem práticas utilizadas para subjugar pessoas, as quais resultam na sonegação dos direitos das pessoas perseguidas. Para tanto, é necessário que essas práticas sejam combatidas veementemente.
Descrição: LOURENÇO, M. da L. E. do. N. O sol nem sempre é para todos: preconceito e segregação racial na trama cinematográfica. 2022. 22f. trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27889
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Luz Emanuely do Nascimento LourençoPDF - Maria da Luz Emanuely do Nascimento Lourenço933.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito275.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.