Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27895
Título: Caracterização das prescrições medicamentosas de pacientes com Covid-19 em um hospital público do sertão – RN
Autor(es): Henriques, Kally Fayruss da Silva
Palavras-chave: Covid-19
Farmácia hospitalar
Prescrição de medicamentos
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: O aparecimento da Covid-19 no final de 2019 trouxe ao mundo desafios não imagináveis. Segundo dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), já são quase 200 milhões de casos da doença confirmados até o momento e mais de 4 milhões de mortes registradas pelo mundo. No Brasil o impacto sentido não foi diferente, vivemos desde o início do ano de 2020, uma crise pandêmica na qual emergiram diversas demandas aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Para atender a tais demandas, cientistas se mobilizaram na busca por novos tratamentos e dessa forma, o reposicionamento de fármacos surgiu naturalmente como a alternativa mais viável e segura, dadas as necessidades emergenciais. Esse trabalho teve como objetivo caracterizar as prescrições medicamentosas para tratamento de covid-19 em pacientes portadores de comorbidades e/ou doenças crônicas ou preexistentes atendidos em um hospital público do sertão rio-grandense. Trata-se de um estudo unicêntrico, observacional, descritivo, transversal, realizado a partir de prescrições coletadas em farmácia de hospital público do Rio Grande do Norte de atendimento a pacientes com Covid-19. De acordo com os resultados obtidos as quantidades médias de medicamentos prescritos foram 13,8 entre as mulheres, 13,9 entre os homens, 13,9 por faixa etária, 14,5 entre pacientes da UTI e 12,7 entre os da Ala Covid; as principais doenças preexistentes identificas foram hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, doenças pulmonares, obesidade e cardiopatias. As categorias farmacológicas mais encontradas e os medicamentos mais prescritos de cada uma delas foram anti-hipertensivos (Captopril), broncodilatadores (Aerolin), antibióticos (Ceftriaxona), hipoglicemiantes (Insulina Regular), anticoagulantes (Enoxaparina) e corticoides (Dexametasona); e as principais associações de categorias semelhantes observadas: Captopril + Furosemida, Aerolin + Lugano, Ceftriaxona + Azitromicina, Insulina Regular + Insulina NPH, Clexane (Enoxaparina) + Clopidogrel, e Dexametasona + Kóide (betametasona). Conclui-se que esta pesquisa forneceu um panorama do atual perfil das prescrições hospitalares para tratamento da Covid-19 em um hospital do SUS no RN e assim colaborou com o desenvolvimento de ações ou protocolos mais efetivos para o enfrentamento dessa doença.
Descrição: HENRIQUES, Kally Fayruss da Silva. Caracterização das prescrições medicamentosas de pacientes com Covid-19 em um hospital público do sertão – RN. 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27895
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kally Fayruss da Silva Henriques.pdfPDF - Kally Fayruss da Silva Henriques1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito122.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.